quinta-feira, 25 de junho de 2015

FESTA JUNINA, QUAL O PROBLEMA?

Entendo que para sabermos a essência de algo é preciso voltar nossos olhos  para o começo, para a sua origem. É no estabelecimento de algo que você descobre a identidade, ainda que sofra as alterações e adaptações, continua sempre a mesma essência inicial. Portanto, pergunto a fim de lançar luz ao nosso tema, como se originou a festa junina? Foi no período pré-gregoriano (1505-1582)[1] que ocorriam festas pagãs em comemoração a grande fertilidade da terra. Logo, sua origem é pagã e uma festividade para agradecer às divindades a fertilidade! Os portugueses católicos, posteriormente trouxeram essa festa para o Brasil que foi incorporada a nossa cultura, em 1500. No Brasil tornou-se uma festa para os principais santos católicos, como: Santo Antônio (13 de junho); São João (24 de junho); São Pedro (29 de junho); São Paulo (29 de junho).[2] A festa junina que antes de chagar ao Brasil era chamada de festa joanina[3], uma menção a João Batista, é uma mistura da cultura francesa, a quadrilha tem característica chinesa com os fogos de artifícios; a espanhola e portuguesa com a dança das fitas.[4] É importante destacar também que essa festa joanina ao tornar-se junina no Brasil foi influenciada também pelos negros africanos que receberam muito bem essa festa por se identificar com seus deuses e festas pagãs, assim como os índios brasileiros.
A festa joanina se baseia em um mito católico romano sobre uma conversa de Maria com Isabel, durante o período em que ambas estavam grávidas:
Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se.
Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora, então, perguntou-lhe: - Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa.
Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.
Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc…
   E, por falar nisso, também gostaria de contar porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João.

   Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha um filhinho para brincar.

   Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai.

   A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz, emudeceu até o filho nascer.
 No dia do nascimento, mostraram-lhe o menino e perguntaram como desejava que se chamasse.
Zacarias fez grande esforço e, por fim, conseguiu dizer:
- João!
Desse instante em diante, Zacarias voltou a falar.
   Todos ficaram alegres e foi um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados.
Lá estava o velho Zacarias, olhando, orgulhoso, o filhinho lindo que tinha…
Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.[5]
A quadrilha é uma dança para agradecer aos santos católicos pelas colheitas, pela fertilidade e prosperidade. Como a festa tem sua origem pagã e foram praticadas fortemente até o século 10 d.C., a Igreja Católica Romana não conseguiu impedir essa festividade, resolveu cristianizar essa prática adaptando aos santos idolatrados por ela![6] Agora a igreja evangélica faz o mesmo nos seus “arraiais”!
O que tudo isso significa?
Não existe nada de original na festa junina do Brasil, com a alegação que faz parte da cultura brasileira. É uma festa que tomou para si vários aspectos de diferentes culturas pagãs, associou-se a religião católica brasileira por meio dos colonizadores portugueses e hoje é pratica anual em nosso país. Surge de uma distorção do relato bíblico de Maria e Isabel e toma pra si características idolatras (Lc 1. 39-45).
Faço outra pergunta: o que é cultura?
      Essa expressão vem do termo  latim “colere”, que é etimologicamente cultivar, cuidar, mas aplicado as nações, significa conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também parte de uma sociedade como membro dela que é. É importante destacar que cada cultura é influenciada por vários fatores.[7] A festa junina já foi exposta às influencias que ela teve até chegar ao Brasil e tornar-se “cultura brasileira”! Você acha que ela carrega em si uma cultura que o crente deve abraçar e apoiar como normal e inofensiva?
Eu não entendo sinceramente a razão de muitos crentes desejarem tanto participar apenas por causa das comidas juninas ou por um suposto “caminho de evangelização”!? Penso que o só comer as comidas típicas da festa, não tem problema, o problema é participar da festa dentro da sua identidade, com roupa de quadrilha, dançando, se identificando totalmente com a festividade católica e pagã. O problema é ser reconhecido como crente em meio aos idolatras, e assim escandalizar o nome de Cristo! O problema é ter essa sede pelas coisas do mundo, que muitos demonstram ter! O problema é ensinar os filhos pequenos que podem participar das danças de quadrilha aos santos, sem nenhum problema espiritual!
E a Bíblia diz alguma coisa sobre isso?
É lógico que não diz nada diretamente, mas indiretamente sim. Partindo do fato histórico que a Festa Junina tem sua origem pagã, e que foi praticada até o século 10 d.C. pelos pagãos no Império Romano e depois cristianizado pelos católicos, é obvio que podemos utilizar as condenações bíblicas a associação com práticas e cultos pagãos (Ap  2. 14; 2. 20) esses dois textos falam de situações vivenciadas pelas igrejas de Pérgamo e Tiatira, que naturalmente não estou dizendo que essas passagens foram dadas para combater festa junina ou joanina, ou até mesmo a festa pagã que deu origem a estas, mas que o principio de não associação ao culto pagão, seja em sacrifícios, sejam em festas, é evidente para qualquer época e situação. Outro texto que cito, por falta de espaço para citarmos outros, é 1 João 2. 15-17, que o apóstolo claramente fala para não amarmos o mundo e o que no mundo existe. Ele fala de não nos envolvermos com aquilo que é diametralmente contra a nossa caminhada em Cristo, tudo que socialmente, culturalmente estiver no mundo que é contrário ao padrão moral e santo de Deus para nós, deve ser rejeitado completamente! Então, conclua você mesmo sobre o dançar na festa junina, vestir seus filhos de caipira para participar da festividade!
Para concluir aponto algumas diretrizes básicas que entendo serem normativas e norteadoras para a nossa prática em todos os tempos:
1.    Primeiro principio normativo das Escrituras: tudo que faço, penso, como, bebo, deve ser para a glória de Deus (1Co 10. 31-33).
2.    Segundo principio: se o que faço, ainda que não seja necessariamente um pecado, se escandaliza alguma consciência fraca não devo fazer por causa da consciência do outro, caso contrário estarei pecando contra o Senhor e meu irmão fraco (1Co 10. 28-29)
3.    Terceiro principio normativo das Escrituras: tudo eu tenho liberdade para fazer, mas não significa que devo fazer, preciso avaliar se é conveniente aos olhos do Senhor ir a tal lugar, participar daquela determinada cultura (1Co 10. 23-24).
4.    Quarto principio normativo: não devo ser pedra de tropeço para o meu irmão, que entende que essa prática é pecaminosa (Rm 14. 14)
Considerações Finais
                  Entendo que a costumeira frase: a igreja precisa fazer contato cultural, por isso deve participar ou fazer em substituição a festa junina, a festa caipira! É na realidade utilizada para associar com os prazeres culturais que s contrapõem com a Fé Cristã. Não vejo problema algum  a igreja fazer festa do inverno, com comidas típicas para uma época de frio, eu já participei e gostei bastante! O que acho estranho é a igreja justamente nessa data, fazer festa caipira, que é uma clara associação a festa junina! Não vejo problema, caso não escandalize, alguns crentes amigos se reunirem em um determinado local exclusivo para eles, e fazerem comidas típicas dessa época, devido à facilidade e variedade delas nos mercados, desde que essa atitude seja apenas para comer, sem qualquer menção a festa junina, e sem escandalizar qualquer irmão. E sem dúvida, sem que isso seja uma ação da igreja, contudo, de pessoas livres para fazerem isso em suas residências de modo discreto.
            Eu me lembro de bem quando era uma criança (faz algum tempo), que perguntei ao meu tio que me levava a igreja o porque que eu não deveria participar de festa de São João? Ele me explicou a associação com a idolatria, dizendo: Você vai falar “Viva São João!”...Viva a São Pedro!”...O que com apenas 8 anos entendi perfeitamente e nunca mais desejei fazer parte dessa festividade. Os pais perdem uma grande oportunidade de instruir seus filhos na verdade, achando que estão fazendo um bem leva-los a dançar quadrilha! A cultura associada a religiosidade pagã não deve fazer parte do nosso convívio, porque me responda até onde poderei ir sem perder minha identidade, testemunho e o quanto perderei a oportunidade de ensinar meu filho? Temos que influenciar a cultura e não nos moldar por ela! Precisamos evangelizar com linguagem acessível a todos os homens, mas sem perder o conteúdo e essência do Evangelho! Creio que existe muito mais desculpas de evangelismos para se divertir nestas festas, do que realmente interesse em glorificar a Cristo e influenciar com o Evangelho a sociedade e a cultura! É minha opinião!
Márcio Willian Chaveiro



[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano
[2] http://www.fashionbubbles.com/festas-tematicas/origem-e-historia-das-festas-juninas-parte-13/
[3] http://www.brasilcultura.com.br/cultura/a-origem-da-festa-junina-no-brasil-e-suas-influencias/
[4] http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
[5] http://arribaasaia.no.comunidades.net/a-origem-da-festa-junina
[6] http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiram-as-festas-juninas
[7] http://www.significados.com.br/cultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário